Há 38 anos produzindo teatro!

Pesquisa Cênica

Segredos do Rio. Cena: os peixes do rio (2011)
Diversidades e Possibilidades do Teatro de Formas Animadas I
A pesquisadora Ana Maria Amaral utiliza a expressão Teatro de Formas Animadas para designar um amplo campo da produção teatral, que inclui o teatro de bonecos, o teatro de máscaras e o teatro de objetos. O termo “forma” é usado pela autora para “expressar a materialização de uma ideia” (AMARAL, 1993, pg. 18) e está relacionado à ideia de animação, ou seja, à possibilidade de provocar uma espécie de “ilusão de vida” a algo inanimado. É a relação entre movimento e energia que possibilita essa ilusão:



Máscara do personagem Meduíno, peçaSegredos do Rio (2011).
Diversidades e Possibilidades do Teatro de Formas Animadas II
II. Máscara
A máscara, outro elemento integrante do Teatro de Formas Animadas, carrega em si a capacidade de disfarçar e simular. Por isso, transforma quem a usa e quem a observa. A máscara também remete a um universo simbólico que está para além do que está aparente ou do que se vê de imediato. Esclarece Ana Maria:




O Sentimento do Mundo.
Laboratório de Teatro de Sombras (1995)
Sombra: história de luz e teatro
Em 1995, participei de um laboratório de teatro de sombra que me possibilitou entrar em contato com a dimensão técnica, a história e a criação do espetáculo de sombra. Trta-se do laboratório “O Sentimento do Mundo”, ministrado por integrantes do Grupo Gioco Vita, da Itália, com a coordenação de Fabrizio Montechi, realizado na Aldeia de Arcozelo, no Rio de Janeiro. A promoção foi da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura, ABTB - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e Instituit International de la Marionnette – França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário